Ao longo de dois anos, diferentes equipes da Fiocruz compartilharam metas, métodos e aprendizados em torno de um mesmo propósito: aprimorar a gestão da qualidade nas plataformas tecnológicas que integram a Rede de Plataformas Tecnológicas (RPT). Essa trajetória chegou ao seu desfecho em dezembro de 2024, com a conclusão do Programa Mais Qualidade RPT, que fortaleceu processos, promoveu capacitações e estimulou a integração entre unidades foi uma iniciativa idealizada por Fabiana Barini, consultora de planejamento da RPT.
O encerramento, realizado no dia 19 de dezembro de 2024, contou com o sorteio de quatro cursos de capacitação e de uma viagem técnica internacional, além da apresentação dos resultados alcançados pelas equipes participantes.
“Nosso objetivo é estimular a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) para que a qualidade da Rede, seja cada vez mais reconhecida. A integração dos SGQ deve continuar sendo realizada com as diretrizes da coordenação da Qualidade Fiocruz (CQuali) e das Unidades. A CQuali é nossa parceira neste projeto e toda a condução e critérios adotados continuam dentro da perspectiva institucional da Fiocruz”, disse Cássia Pereira, coordenadora da RPT.
Segundo a coordenadora do Programa, Margareth Antelo, a sistematização de procedimento, ampliação do uso do software Interact e a dedicação e a colaboração ininterrupta entre os participantes das diversas plataformas, em uma mesma unidade, não apenas estreitou laços, mas impulsionou a harmonização de conceitos, procedimentos e indicadores. “Esse esforço conjunto se traduziu no fortalecimento da integração institucional e na consolidação da padronização das práticas operacionais, elevando a eficiência e a qualidade das plataformas participantes do Programa”, afirmou ela.
Ao todo, 15 plataformas da Rede aderiram voluntariamente ao programa, que teve duração de 24 meses. Destas, oito atingiram o critério de qualidade estabelecido, consolidando boas práticas e indicadores de melhoria contínua. A execução foi conduzida em parceria entre a Coordenação da Rede de Plataformas Tecnológicas (RPT) e a Coordenação da Qualidade (CQuali) da Fiocruz.
Sobre planos para novas edições do Programa, Margareth explicou que foi enviado aos responsáveis técnicos e consultores o instrumento de autoavaliação das Plataformas da RPT-Fiocruz, com o objetivo de levantar o nível de implementação do sistema de gestão da qualidade nas diversas dimensões da rede. “As informações coletadas foram compiladas e deram origem a um relatório que servirá de base para a definição das ações de qualidade previstas para 2026”, esclareceu ela.
PREMIAÇÕES E RESULTADOS
Os participantes contemplados no sorteio foram:
Cursos de capacitação:
- Viviane do Carmo Vasconcelos de Carvalho – RPT01C / IAM
- Rubens Lima do Monte Neto – RPT18A / IRR
- Anne Carolina Vieira Sampaio – RPT16A / ENSP
- Ana Paula Barbosa do Carmo – RPT16A / ENSP
Viagem técnica internacional:
- Tatyane Pereira dos Santos – RPT16A e RPT16B / ENSP

A vencedora da viagem realizará uma visita técnica à plataforma no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Portugal, em novembro de 2025, com o objetivo de promover o intercâmbio técnico-científico e o fortalecimento de parcerias em pesquisa nas áreas de saúde e meio ambiente.
“Estou na Fiocruz há 21 anos, atuando no setor de agrotóxicos do Cesteh, e receber este reconhecimento foi uma das maiores conquistas da minha trajetória”, afirmou, agradecendo à Rede de Plataformas Tecnológicas Fiocruz, pelo financiamento desse prêmio.
Ela destacou que a visita técnica será uma oportunidade de intercâmbio de experiências com uma plataforma tecnológica de referência, permitindo observar metodologias inovadoras, protocolos de validação e sistemas de gestão que possam ser adaptados à realidade brasileira. “Além disso, essa troca amplia a perspectiva de cooperação técnica entre instituições, incentivando a harmonização de abordagens e o alinhamento com padrões internacionais, o que é fundamental para a consolidação da Fiocruz como referência na área de saúde e ambiente”.
Sobre o Programa
O Mais Qualidade RPT foi lançado em março de 2022 e tem como foco apoiar as equipes das plataformas da Fiocruz na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
O programa envolveu o estabelecimento de metas mensais, mentorias especializadas, e a oferta de conteúdos formativos como as “Pílulas da Qualidade”, abordando temas técnicos ligados à rastreabilidade, biossegurança e bioproteção, gestão documental e de equipamentos, auto Auditoria.
Crédito do texto – Cristiane Barbosa