OUTUBRO

Um marco muito importante para a Rede de Plataformas Tecnológicas aconteceu no mês de outubro de 2023: o 1º Simpósio da Rede de Plataformas Tecnológicas Fiocruz (RPT): Prestação de Serviços, Catalisando Pesquisa e Inovação em Saúde. O evento teve como objetivo discutir a prestação de serviços tecnológicos no país e permitir o encontro entre profissionais envolvidos nesses serviços, tais como financiadores de equipamentos multiusuários, usuários da Rede de Plataformas Tecnológicas Fiocruz (RPT) e potenciais novos usuários industriais, além de parceiros de outras instituições de pesquisa. 

Depois de 19 anos da existência da RPT Fiocruz, um período de isolamento e distanciamento em função da pandemia de COVID-19, aconteceram 3 dias de muita troca de informações, aprendizado e integração entre os membros da RPT, gestão, comunidade Fiocruz e instituições externas.

As palestras e discussões podem ser assistidas nos links abaixo.

Dia 16 de outubro de 2023.

https://www.youtube.com/live/Xm07ryXRjqo?si=qdTrUsw2agWfNzVs

https://www.youtube.com/live/aspa7E88bFc?si=CAIO8Z1cJiIvaF1e

Dia 17 de outubro de 2023.

https://www.youtube.com/live/aHcwfkkc__4?si=oCsZuFV8WFw96Bfz

https://www.youtube.com/live/HiEjcoBDhbk?si=GkYaOnU5aRCDlgF4

O 1º Simpósio da Rede de Plataformas Tecnológicas Fiocruz aconteceu no auditório de Biomanguinhos e mobilizou mais de 225 pessoas e teve como tema central a prestação de serviços tecnológicos como importante catalizador de pesquisa e inovação.
Logo na abertura do evento, contamos com a brilhante palestra da Maria Inês Ré, que nos contou sobre a experiência de uma plataforma francesa na gestão de serviços de pesquisa. A programação seguiu com as discussões das mesas redondas onde importantes temas foram discutidos tais como: diferentes tipos de prestação de serviços tecnológicos na Fiocruz, biotecnologia e prestação de serviços em instituições de pesquisa, gestão e financiamento de infraestrutura para pesquisa e inovação, aspectos legais sobre prestação de serviços tecnológicos em instituições de pesquisa.
A participação de convidados externos trouxe elementos enriquecedores para o debate. Além das mesas, também foi possível conhecer a experiência dos usuários relatadas em duas excelentes palestras dos pesquisadores Marcio Rodrigues e Felipe Naveca.
Destaque também para as apresentações dos posteres selecionados pelo comitê científico do evento para apresentação oral. Todas do mais alto nível e deixaram claro para o público presente toda a capacidade dos grupos envolvidos nas plataformas da Rede Fiocruz.
O terceiro dia foi exclusivo para as equipes das plataformas Fiocruz com 118 pessoas presentes, superando as expectativas iniciais. As 16 áreas tecnológicas apresentaram propostas inovadoras que foram discutidas com a banca formada de cientistas e gestores de inovação. O objetivo foi discutir novas tecnologias visando a ampliação de entregas e serviços tecnológicos para a comunidade cientifica do país.
Para construção destas propostas, as equipes das plataformas contaram com mais de 30 horas de mentoria com experts em diferentes especialidades que ajudaram no amadurecimento de suas ideias. Aproveitamos essa edição para agradecer aos mentores que muito contribuíram para o sucesso de todas as propostas apresentadas. Foram eles:  Maria Inês Ré (Plataforma Gala – França), Anderson Fragoso dos Santos (Programa de Empreendedorismo Fiocruz), Marcel Guimaraes Martins (Programa Inova Fiocruz) Octavio Fernandes (comitê científico e consultor RPT/VPPCB) e Wim Degrave (coordenador científico e membro comitê científico RPT/VPPCB).
 
Ao final, o simpósio promoveu o encontro entre os profissionais da Rede, potencializou sinergia com outras instituições nacionais e internacionais, divulgou o portifólio de serviços tecnológicos disponíveis na Fiocruz e trouxe possibilidade de inovações para a Rede.

Esperamos todos para o 2° Simpósio em 2025.
Quer nos ajudar a escolher o tema para o 2º Simpósio? Faça sua sugestão pelo e-mail platafomas@fiocruz.br

Até lá!